Ecossistemas de negócios são o futuro do mercado digital?
January 18, 2019
Fonte: https://transformacaodigital.com/ecossistemas-de-negocios-sao-o-futuro-do-mercado-digital/
Uma visão de ecossistemas de negócios está se formando hoje — e muitas empresas ainda não visualizaram as oportunidades que estão surgindo diante de si.
As plataformas, principais motores da Transformação Digital em seu início, estão deixando de ser interessantes ou inovadoras. Assim, muitas organizações estão apostando na criação de ecossistemas de negócios como uma alternativa mais eficaz de ganhar mercado.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essa abordagem que vem crescendo hoje e sobre como será o futuro do mercado digital diante dessa mudança.
O que são ecossistemas de negócios
Podemos conceituar um ecossistema de negócios como uma rede que engloba uma determinada organização e todos aqueles que a cercam — como fornecedores, clientes e parceiros —, criando um ciclo de geração de valor.
O termo vem da biologia e se adéqua perfeitamente aos dias de hoje, uma vez que as empresas não estão mais atuando de forma individual, mas, sim, fechando constantes parcerias em busca de melhores resultados.
A criação e manutenção de um ecossistema são responsáveis por gerar uma maior necessidade por produtos e fazem com que determinadas empresas se aproveitem da demanda de outra para melhorar seus resultados, em uma relação simbiótica.
Um exemplo claro de ecossistema pode ser encontrado quando falamos em smartphones, nos quais é criado um completo sistema de várias empresas que são baseadas, basicamente, na simples existência desses dispositivos.
Entre os pontos comuns dos ecossistemas de negócio, podemos encontrar:
Cadeia de valor linear ─ cada organização agrega um determinado valor à experiência do cliente;
Orientado por plataforma ─ muitas vezes, existe uma plataforma que é responsável por intermediar o negócio (no caso dos smartphones, podemos citar as lojas de aplicativos);
Descentralização ─ o ecossistema não é controlado e acaba se adaptando de acordo com as demandas recebidas do mercado.
Quais são os seus impactos na era da Transformação Digital
O surgimento de ecossistemas digitais é fruto direto da Transformação Digital e das novas tecnologias — sendo que eles não apenas garantem que as empresas possam melhorar seus resultados, como também criam um ambiente de inovação.
Dentro de um ecossistema de negócios, a concepção e o desenvolvimento de produtos e serviços são abertos, uma vez que não apenas a empresa que está desenvolvendo uma nova tecnologia é interessada, mas todos os players que participam do ecossistema também.
Diferentemente do conceito antigo de inovação fechada, no qual os riscos e benefícios de uma nova abordagem eram únicos e exclusivos de quem apresentava o novo produto ou serviço, hoje, eles são divididos entre todos os players.
Sendo assim, uma decisão errada pode não prejudicar apenas a empresa, mas todas as outras organizações que fazem parte de um ecossistema.
Voltando ao nosso exemplo sobre o mercado de smartphones. Caso um fabricante como a Apple decidisse modificar a câmera do dispositivo em sua próxima versão e acabasse cometendo um erro, todos os desenvolvedores de aplicativos que utilizam essa feature deveriam arcar com as consequências.
Já no caso do lançamento de uma inovação que melhorasse o produto, todos também poderiam se beneficiar do resultado, gerando maior valor e criando aplicações que aproveitassem o lançamento, o que beneficiaria também a Apple.
Como eles afetam diferentes setores da indústria e do mercado
Podemos ter um exemplo claro de como o investimento em ecossistemas está se tornando o principal alvo de empresas em vários setores de atuação, não apenas ligadas diretamente ao mundo digital.
Recentemente, a GM, uma das maiores fabricantes de automotivas do mundo, voltou sua atenção para uma estratégia de construção de um ecossistema para garantir o futuro da marca.
A fabricante de automóveis percebeu que a indústria na qual ela está inserida vem passando por várias mudanças — e apenas fabricar carros pode não ser suficiente para se manter no mercado no futuro.
Por conta disso, partiu para a construção de um ecossistema, fechando uma parceria com a empresa Lyft, o que permitiu à empresa alcançar uma série de consumidores que não têm interesse em adquirir um veículo, mas que fazem uso do serviço da Lyft.
Além disso, a GM também investiu pesado na compra de uma empresa de software especializada no desenvolvimento de veículos autônomos, a Cruise Automation, visando participar desse mercado no futuro.
Como podemos observar, a GM está construindo um ecossistema para manter as suas atividades, preocupando-se desde já com a geração de oportunidades no mercado do futuro.
Quais são as oportunidades criadas por ecossistemas de negócios
As grandes empresas, como Apple, GM, Google, Amazon entre outras, nos mais variados ramos de atuação, estão preocupadas em criar verdadeiros ecossistemas ao redor de suas soluções.
Essa convergência traz várias oportunidades para as médias e pequenas organizações, que podem aproveitar o movimento para fazer parte desses ecossistemas.
Dessa forma, elas também poderão fazer parte da cadeia de valor desses empresas e garantir sua rentabilidade de acordo com as inovações lançadas pelas grandes corporações.
Além disso, podemos também ver o surgimento de ecossistemas locais, formados por pequenos players que mantêm objetivos em comum e atuam em segmentos próximos, formando uma economia colaborativa.
Quais são as projeções para o futuro deste cenário
Mesmo que estejamos observando o surgimento de várias ações por parte das organizações no sentido de criar grandes ecossistemas, a maioria dos cases de sucesso ainda é ligado diretamente ao digital — como Amazon, Apple e Google.
Contudo, em um futuro próximo, a abordagem de ecossistema pensada por outros players, como o exemplo da GM, já estará em pleno funcionamento, e poderemos esperar muitas outras formas de aplicação.
Aos poucos, a maioria das empresas criará seus próprios ecossistemas de negócio ou fará parte dos que já existirem.
Aquelas organizações que buscarem se manter isoladas podem acabar penando para se manterem relevantes, uma vez que suas cadeias de valor serão muito menores e não poderão atrair um público interessado ou mesmo concorrer de frente com todo um ecossistema concorrente.
Como você pode perceber, o futuro é composto por ecossistemas de negócios, não apenas no mundo digital, mas em todas as áreas de atuação, criando uma grande rede de geração de valor.
Para continuar aprendendo sobre as evoluções do mercado, confira agora mesmo como serão as empresas do futuro!
Autor: Equipe TD
As plataformas, principais motores da Transformação Digital em seu início, estão deixando de ser interessantes ou inovadoras. Assim, muitas organizações estão apostando na criação de ecossistemas de negócios como uma alternativa mais eficaz de ganhar mercado.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essa abordagem que vem crescendo hoje e sobre como será o futuro do mercado digital diante dessa mudança.
O que são ecossistemas de negócios
Podemos conceituar um ecossistema de negócios como uma rede que engloba uma determinada organização e todos aqueles que a cercam — como fornecedores, clientes e parceiros —, criando um ciclo de geração de valor.
O termo vem da biologia e se adéqua perfeitamente aos dias de hoje, uma vez que as empresas não estão mais atuando de forma individual, mas, sim, fechando constantes parcerias em busca de melhores resultados.
A criação e manutenção de um ecossistema são responsáveis por gerar uma maior necessidade por produtos e fazem com que determinadas empresas se aproveitem da demanda de outra para melhorar seus resultados, em uma relação simbiótica.
Um exemplo claro de ecossistema pode ser encontrado quando falamos em smartphones, nos quais é criado um completo sistema de várias empresas que são baseadas, basicamente, na simples existência desses dispositivos.
Entre os pontos comuns dos ecossistemas de negócio, podemos encontrar:
Cadeia de valor linear ─ cada organização agrega um determinado valor à experiência do cliente;
Orientado por plataforma ─ muitas vezes, existe uma plataforma que é responsável por intermediar o negócio (no caso dos smartphones, podemos citar as lojas de aplicativos);
Descentralização ─ o ecossistema não é controlado e acaba se adaptando de acordo com as demandas recebidas do mercado.
Quais são os seus impactos na era da Transformação Digital
O surgimento de ecossistemas digitais é fruto direto da Transformação Digital e das novas tecnologias — sendo que eles não apenas garantem que as empresas possam melhorar seus resultados, como também criam um ambiente de inovação.
Dentro de um ecossistema de negócios, a concepção e o desenvolvimento de produtos e serviços são abertos, uma vez que não apenas a empresa que está desenvolvendo uma nova tecnologia é interessada, mas todos os players que participam do ecossistema também.
Diferentemente do conceito antigo de inovação fechada, no qual os riscos e benefícios de uma nova abordagem eram únicos e exclusivos de quem apresentava o novo produto ou serviço, hoje, eles são divididos entre todos os players.
Sendo assim, uma decisão errada pode não prejudicar apenas a empresa, mas todas as outras organizações que fazem parte de um ecossistema.
Voltando ao nosso exemplo sobre o mercado de smartphones. Caso um fabricante como a Apple decidisse modificar a câmera do dispositivo em sua próxima versão e acabasse cometendo um erro, todos os desenvolvedores de aplicativos que utilizam essa feature deveriam arcar com as consequências.
Já no caso do lançamento de uma inovação que melhorasse o produto, todos também poderiam se beneficiar do resultado, gerando maior valor e criando aplicações que aproveitassem o lançamento, o que beneficiaria também a Apple.
Como eles afetam diferentes setores da indústria e do mercado
Podemos ter um exemplo claro de como o investimento em ecossistemas está se tornando o principal alvo de empresas em vários setores de atuação, não apenas ligadas diretamente ao mundo digital.
Recentemente, a GM, uma das maiores fabricantes de automotivas do mundo, voltou sua atenção para uma estratégia de construção de um ecossistema para garantir o futuro da marca.
A fabricante de automóveis percebeu que a indústria na qual ela está inserida vem passando por várias mudanças — e apenas fabricar carros pode não ser suficiente para se manter no mercado no futuro.
Por conta disso, partiu para a construção de um ecossistema, fechando uma parceria com a empresa Lyft, o que permitiu à empresa alcançar uma série de consumidores que não têm interesse em adquirir um veículo, mas que fazem uso do serviço da Lyft.
Além disso, a GM também investiu pesado na compra de uma empresa de software especializada no desenvolvimento de veículos autônomos, a Cruise Automation, visando participar desse mercado no futuro.
Como podemos observar, a GM está construindo um ecossistema para manter as suas atividades, preocupando-se desde já com a geração de oportunidades no mercado do futuro.
Quais são as oportunidades criadas por ecossistemas de negócios
As grandes empresas, como Apple, GM, Google, Amazon entre outras, nos mais variados ramos de atuação, estão preocupadas em criar verdadeiros ecossistemas ao redor de suas soluções.
Essa convergência traz várias oportunidades para as médias e pequenas organizações, que podem aproveitar o movimento para fazer parte desses ecossistemas.
Dessa forma, elas também poderão fazer parte da cadeia de valor desses empresas e garantir sua rentabilidade de acordo com as inovações lançadas pelas grandes corporações.
Além disso, podemos também ver o surgimento de ecossistemas locais, formados por pequenos players que mantêm objetivos em comum e atuam em segmentos próximos, formando uma economia colaborativa.
Quais são as projeções para o futuro deste cenário
Mesmo que estejamos observando o surgimento de várias ações por parte das organizações no sentido de criar grandes ecossistemas, a maioria dos cases de sucesso ainda é ligado diretamente ao digital — como Amazon, Apple e Google.
Contudo, em um futuro próximo, a abordagem de ecossistema pensada por outros players, como o exemplo da GM, já estará em pleno funcionamento, e poderemos esperar muitas outras formas de aplicação.
Aos poucos, a maioria das empresas criará seus próprios ecossistemas de negócio ou fará parte dos que já existirem.
Aquelas organizações que buscarem se manter isoladas podem acabar penando para se manterem relevantes, uma vez que suas cadeias de valor serão muito menores e não poderão atrair um público interessado ou mesmo concorrer de frente com todo um ecossistema concorrente.
Como você pode perceber, o futuro é composto por ecossistemas de negócios, não apenas no mundo digital, mas em todas as áreas de atuação, criando uma grande rede de geração de valor.
Para continuar aprendendo sobre as evoluções do mercado, confira agora mesmo como serão as empresas do futuro!
Autor: Equipe TD
Focus It News

With the end of SAP ECC support approaching, many companies are asking:
“What really changes when migrating to SAP S/4HANA?”
More than just a technical upgrade, SAP S/4HANA represents a new operational model, delivering gains in performance, intelligence, and agility across the entire business operation.
In this article, we clearly explain the main differences between ECC and S/4HANA, and show why migrating now is a strategic decision for the future of your company.

Com o fim do suporte ao SAP ECC se aproximando, muitas empresas estão se perguntando:
“O que muda realmente ao migrar para o SAP S/4HANA?”
Mais do que uma atualização técnica, o SAP S/4HANA representa um novo modelo operacional, com ganhos de performance, inteligência e agilidade em toda a operação empresarial.
Neste artigo, vamos explicar de forma clara as principais diferenças entre o ECC e o S/4HANA, e mostrar por que migrar agora é uma decisão estratégica para o futuro da sua empresa.

Haver & Boecker Latinoamericana, a German giant with over a century of history and global operations on six continents, is an example of innovation and adaptation to the modern market. With more than 50 subsidiaries and an extensive network of representatives around the world, the search for operational and fiscal efficiency is relentless. Strategic partnership Our journey with Haver & Boecker was solidified when they chose us as their main IT partner. Focus IT embraced the challenge of providing support and sustaining the company's critical processes, using the powerful SAP ECC AMS to optimize its operations. Innovative projects Several projects were carried out to increase productivity, from decision-making tools to the financial consolidator for automating launches. Not to mention automatic commission management and integration with partner solutions. SAP ECC ROLLOUTs marked a new era in the opening of new branches and organizational restructuring, all conducted by our highly specialized team. State-of-the-art tools We invested in the best solutions to meet Haver & Boecker's needs. The implementation of e-PROCUREMENT Z7F4, the SMART FISCAL tax suite and the BALANCE FIT invoice INBOUND solution are testimony to our commitment to excellence. Integration and Expansion The project that makes our partnership stand out is the integration of processes in different SAP environments, uniting headquarters operations with subsidiaries in strategic locations such as Brazil, Canada and Germany. The result? Unprecedented operational synergy and a business model strengthened to face global challenges. Focus IT is proud to be at Haver & Boecker's side in this successful journey, reaffirming our commitment to innovation and operational excellence. Explore how partnering with Focus IT can take your company to new heights of efficiency and productivity. Contact us and transform your business.

A Haver & Boecker Latinoamericana, gigante alemã com mais de um século de história e atuação global em seis continentes, é um exemplo de inovação e adaptação ao mercado moderno. Com mais de 50 subsidiárias e uma rede extensa de representantes pelo mundo, a busca pela eficiência operacional e fiscal é incessante. Parceria Estratégica Nossa jornada com a Haver & Boecker se solidificou quando nos escolheram como principal parceiro de TI. A Focus IT abraçou o desafio de prover suporte e sustentação dos processos críticos da empresa, utilizando o poderoso AMS do SAP ECC para otimizar suas operações. Projetos Inovadores Diversos projetos foram executados para elevar a produtividade, desde ferramentas de tomada de decisão até o consolidador financeiro para automação de lançamentos. Isso sem falar na gestão automática de comissões e na integração com soluções de parceiros. Os ROLLOUTs do SAP ECC marcaram uma nova era na abertura de novas filiais e reestruturação organizacional, todos conduzidos pela nossa equipe altamente especializada. Ferramentas de Ponta Investimos nas melhores soluções para atender às necessidades da Haver & Boecker. A implementação do e-PROCUREMENT Z7F4, do suíte fiscal SMART FISCAL e da solução de INBOUND de notas fiscais BALANCE FIT são testemunhos do nosso compromisso com a excelência. Integração e Expansão O projeto que destaca nossa parceria é a integração dos processos nos ambientes SAP distintos, unindo operações da matriz com filiais em locais estratégicos como Brasil, Canadá e Alemanha. O resultado? Uma sinergia operacional sem precedentes e um modelo de negócios fortalecido para enfrentar os desafios globais. A Focus IT se orgulha de estar ao lado da Haver & Boecker nessa trajetória de sucesso, reafirmando nosso compromisso com a inovação e a excelência operacional. Explore como a parceria com a Focus IT pode levar sua empresa a novos patamares de eficiência e produtividade. Entre em contato conosco e transforme o seu negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos é crucial. O Portal de Fornecedores Z7F4 da Focus IT redefine o relacionamento com fornecedores, alavancando produtividade e segurança operacional com uma plataforma de e-procurement integrada ao SAP ERP. O Z7F4 agiliza e centraliza as operações de compras, gestão de contratos e homologação de fornecedores, oferecendo funcionalidades que transformam a maneira como as empresas interagem com seus parceiros comerciais. Desde o acompanhamento automático de pedidos até a análise detalhada de cada etapa do processo de aquisição, nossa solução garante uma gestão eficiente e transparente. A implementação do Z7F4 é rápida e descomplicada, permitindo uma transição suave para um sistema que suporta decisões estratégicas e fortalece o controle sobre os processos de compras emergenciais e cotidianos. Estamos prontos para ajudá-lo a explorar as capacidades do Portal Z7F4 e adaptá-las às necessidades específicas da sua empresa. Entre em contato conosco para uma demonstração detalhada e descubra como a Focus IT pode impulsionar sua gestão de fornecedores rumo a uma eficiência sem precedentes. #PortalDeFornecedores #Z7F4 #FocusIT #SAP #EficiênciaOperacional #GestãoDeSuprimentos #InovaçãoTecnológica

In an increasingly competitive market, efficiency in supply chain management is key. Focus IT's Z7F4 Supplier Portal redefines the relationship with suppliers, leveraging unprecedented productivity and operational security with an e-procurement solution integrated with SAP ERP. Z7F4 streamlines and centralizes purchasing operations, contract management, and supplier qualification, offering features that transform how companies interact with their business partners. From automated follow-ups on orders to detailed analysis at every stage of the acquisition process, our solution ensures efficient and transparent management. The implementation of Z7F4 is swift and straightforward, allowing for a smooth transition to a system that supports strategic decisions and strengthens control over both emergency and routine purchasing processes. We are ready to assist you in exploring the capabilities of the Z7F4 Portal and tailoring them to your company's specific needs. Contact us for a detailed demonstration and discover how Focus IT can propel your supplier management towards unprecedented efficiency. #SupplierPortal #Z7F4 #FocusIT #SAP #OperationalEfficiency #SupplyChainManagement #TechnologicalInnovation

In today's business landscape, characterized by rapid evolution and digital transformation, integration across various business areas has become more crucial than ever. The need for agility and efficiency has led many organizations to embrace low-code platforms to simplify and expedite this process. At Focus IT, we understand the transformative potential of low-code and are at the forefront of its implementation to create robust integrated systems. What Is Low-Code? Low-code is a software development approach that requires little to no coding to build applications and processes. It uses drag-and-drop visual interfaces with model-driven logic through a graphical user interface for users to intuitively and quickly create applications, circumventing the need for in-depth programming knowledge. Benefits of Low-Code for Integration: Agility: Low-code enables businesses to develop and deploy solutions swiftly, effectively responding to market changes and internal needs. Enhanced Collaboration: By democratizing development, low-code encourages collaboration between IT and other business areas, resulting in solutions more aligned with the company's goals. Cost Reduction: It reduces the reliance on specialized development resources, thereby decreasing the costs of development and maintenance. Flexibility: Low-code solutions are highly configurable and can be quickly adapted to changes in business processes. Low-Code in Action: At Focus IT, we leverage low-code platforms to integrate CRM, ERP, and other back-office tools, providing a unified view that optimizes business performance. A recent example was our customized solution for a client in the financial sector, which allowed seamless integration between customer service and back-end operations, leading to an enhanced user experience and more efficient data management. Conclusion: Utilizing low-code platforms for integration between business areas is more than a trend; it's a smart strategy for companies looking to innovate and maintain competitiveness. At Focus IT, we are ready to help you explore how low-code can transform your company's system integration. Contact us to discover the full potential of low-code for your organization.

No ambiente de negócios atual, marcado por uma rápida evolução e transformação digital, a integração entre diferentes áreas de uma empresa tornou-se mais crucial do que nunca. A necessidade de agilidade e eficiência tem levado muitas organizações a adotar plataformas de low-code para simplificar e acelerar este processo. Na Focus IT, entendemos o potencial transformador do low-code e estamos na vanguarda de sua implementação para criar sistemas integrados robustos. O Que É Low-Code? Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que exige pouco a nenhum código para construir aplicações e processos. Ele utiliza interfaces visuais de arrastar e soltar com componentes de modelo para que os usuários criem aplicações de forma intuitiva e rápida, sem a necessidade de conhecimentos profundos de programação. Benefícios do Low-Code para Integração: Agilidade: Low-code permite que as empresas desenvolvam e implantem soluções rapidamente, respondendo de forma eficaz às mudanças do mercado e às necessidades internas. Colaboração Melhorada: Ao democratizar o desenvolvimento, o low-code incentiva a colaboração entre TI e outras áreas de negócio, resultando em soluções mais alinhadas com os objetivos da empresa. Redução de Custos: Diminui a dependência de recursos de desenvolvimento especializados, reduzindo assim os custos de desenvolvimento e manutenção. Flexibilidade: As soluções de low-code são altamente configuráveis e podem ser adaptadas rapidamente às mudanças nos processos empresariais. Low-Code na Prática: Na Focus IT, utilizamos plataformas de low-code para integrar sistemas de CRM, ERP e outras ferramentas de back-office, proporcionando uma visão unificada que otimiza o desempenho empresarial. Um exemplo recente foi a nossa solução personalizada para um cliente do setor financeiro, que permitiu uma integração fluida entre o atendimento ao cliente e as operações de back-end, resultando em uma experiência do usuário melhorada e uma gestão de dados mais eficiente. Conclusão: A utilização de plataformas de low-code para integração entre as áreas de negócio é mais do que uma tendência; é uma estratégia inteligente para empresas que buscam inovar e manter a competitividade. Na Focus IT, estamos prontos para ajudá-lo a explorar como o low-code pode transformar a integração de sistemas na sua empresa. Entre em contato conosco e descubra o potencial completo do low-code para a sua organização.