A jornada da automação do recebimento por MIGO e MIRO: maturidade do processo
O universo da automação do recebimento é cercado de dúvidas. A Focus It já acumula cases e possui ampla experiência na implementação e sustentação do Balance Fit, nossa ferramenta especialista de MIGO e MIRO automática. Listamos os fatores de sucesso para que seu projeto seja executado de maneira sólida e a implementação traga os resultados esperados por esse tipo de projeto
Em uma série de 4 etapas, vamos falar de:
- Maturidade do processo;
- Evolução para o recebimento automatizado;
- ROI; e
- Preparação para o projeto e matriz de responsabilidades.
Vamos começar pela maturidade do processo, momento em que vamos entender como mensurar se estamos preparados para receber uma ferramenta de automação.
O complexo cenário fiscal brasileiro traz inúmeras dificuldades no fluxo de suprimentos. Dentre as principais dificuldades, temos:
Conciliação do pedido de compra com a nota fiscal;
- Taxas e montantes de impostos incorretos;
- Quantidades e tolerâncias divergentes;
- Validação dos valores de origem, NCM e campos relacionados a tributação; e
- Validação da condição de pagamento.
Manutenção da J1BTAX:
- IVAs incorretos (tipos de impostos não atendem todos os cenários);
- Determinação de CFOP com funcionamento incorreto; e
- Determinação dos direitos fiscais com funcionamento incorreto.
A maturidade do processo é crucial para que a eficiência do recebimento seja adequada e o compliance das informações seja garantido. Atingir esse nível de competência é o primeiro passo da jornada da automação para a MIGO e MIRO.
Para suportar essa etapa, a metodologia Capability Maturity Model, ou CMM, é utilizada para mapear quais os entraves e classificarmos um ambiente SAP como maduro e estável.
O produto desse mapeamento, comumente chamado de assessment, é um relatório contendo as ações a serem tomadas pelo contratante para que o sistema atinja a maturidade desejada. As ações variam dentre pequenas demandas (i.e. correção de IVAs e tabelas de determinação) até projetos mais elaborados, contendo treinamentos, testes de stress, com extensa documentação e mapeamento de processos
A execução do assessment por si só já traz benefícios. O domínio dos processos e a garantia do compliance alivia a carga de correções manuais no recebimento, estornos de documento desnecessários, além de diminuir os problemas encontrados na geração dos arquivos do Sped. Essa é a primeira etapa da jornada da automação de MIGO e MIRO.
Em nossa próxima leitura vamos entender como partimos de um processo de recebimento maduro para processo de recebimento automatizado.
Dúvidas? Sugestões? Não hesite em entrar em contato conosco. Nossa equipe de consultores está pronta para sanar as dúvidas e ouvir seus comentários!
Por Otavio Ricciotti é Head of Product da Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP, suporte, sustentação e fornecimento de soluções complementares.
Siga os canais de comunicação da Focus IT: Facebook / LinkedIn / Instagram
Focus It News







