5 cuidados para a humanização nas empresas
August 10, 2018
Fonte: http://www.administradores.com.br
Embora seja tendência mundial, a humanização exige cautela, pois praticada sem equilíbrio pode prejudicar a produtividade dos colaboradores; especialista em desenvolvimento humano Susanne Andrade, autora do best-seller "O Segredo do Sucesso é Ser Humano", explica como.
Em um mundo onde a tecnologia abriu canais públicos de comunicação e conexão, os recursos humanos enfrentam um novo desafio. As pessoas procuram locais de trabalho mais humanizados, onde a abertura é o padrão para a comunicação, a voz do colaborador é ouvida e os integrantes de cada equipe se sentem especiais, significativos e conectados.
Home-office, mesa de bilhar, happy hours, levar o pet para o trabalho, reuniões de feedback e folga no dia do aniversário são alguns benefícios que chamam a atenção para quem está procurando um ambiente de trabalho mais humanizado.
"Embora concentrar-se nos aspectos humanos seja fundamental para que os colaboradores se sintam valorizados, as empresas precisam tomar cuidado para não pecar pela humanização por si só, perdendo o foco do resultado, que pode fazer com que a produtividade dos colaboradores caia, ou colocar em risco o limite entre o que é vida profissional e o que é vida pessoal. Esses dois aspectos devem ser integrados, mas não misturados. Assim, a humanização deixa de ser um aspecto positivo e pode causar problemas para a empresa e para os funcionários", explica a especialista em desenvolvimento humano Susanne Andrade, autora do best-seller "O Segredo do Sucesso é Ser Humano".
Confira alguns cuidados importantes na hora de humanizar a empresa:
Trabalho x integração da equipe
Algumas empresas costumam organizar "happy hours" após o expediente para promover a troca de ideias, descontrair, ou até mesmo estreitar os laços entre os colegas de trabalho. "Apesar de ser uma ótima ideia, essa é uma questão à qual o empregador deve se atentar, pois como se sabe, não são todas as pessoas que sabem separar momentos de descontração e trabalho", comenta a especialista.
Existem casos em que funcionários encerram o expediente mais cedo para começar a organizar o "happy hour", por exemplo, ou de pessoas que se excedem no entusiasmo ou na bebida. "Deve haver um cuidado para que a confraternização não atrapalhe as atividades da empresa, e não ultrapasse o limite do tolerável em um ambiente corporativo", comenta Susanne.
Feedback da forma adequada
Embora dar feedback seja indispensável, algumas empresas ainda hoje pecam nesse quesito. "Muitas companhias ainda utilizam o feedback como sinônimo de avaliação de desempenho, como termômetro para categorizar os funcionários entre 'promovido' e 'não promovido'. Essa visão é ultrapassada e um grande equívoco, pois o feedback vai muito além disso. Ele é uma importante ferramenta para manter a equipe motivada e promove o desenvolvimento de habilidades, além dos ajustes necessários na performance".
Para a especialista, o feedback deve ser praticado sempre que possível. "Ele ajuda nas relações humanas, tanto pelo reconhecimento quanto pelo redirecionamento de comportamento e quanto mais utilizado, mais motivados ficam os profissionais", explica ela.
Política de home office
As vantagens do home office são inegáveis e, por isso, cada vez mais profissionais têm procurado vagas que oferecem esse benefício ao menos uma vez na semana. "São diversos motivos que podem levar alguém a procurar funções que permitem trabalhar de casa uma ou mais vezes na semana: pais que acabaram de ter bebês, profissionais que moram distante da empresa e querem evitar trânsito, economia com combustível, flexibilidade no horário de almoço, não ter que se preocupar todos os dias com o visual, entre outras razões".
Mas, infelizmente, nem todo profissional é produtivo atuando no ambiente doméstico. "Dar aquela olhada no que está passando na TV ou ter um desejo incontrolável de tirar uma soneca pós almoço, sem disciplina para suas entregas, são algumas das armadilhas para o profissional que atua em home office", elenca Susanne.
Por isso, esse recurso tão desejado pelos colaboradores muitas vezes não funciona para todos. "É preciso avaliar muito bem o perfil daquele profissional, seu nível de comprometimento, e também se as funções que exerce são compatíveis com o trabalho de casa. Caso contrário, pode ser um 'tiro no pé'", diz a especialista.
Vida profissional x vida pessoal
Hoje é muito comum encontrar empresas que proporcionam espaços de lazer dentro da própria empresa, como mesas de pebolim ou bilhar, e até mesmo vídeo game, para que seus funcionários possam "desestressar" no horário do almoço ou após o expediente.
"Apesar de ser um meio de promover a integração, deve-se tomar cuidado com esse diferencial, pois é preciso ver até que ponto irá humanizar a empresa, para acabar não virando bagunça. Além disso, esse tipo de iniciativa pode incentivar os colaboradores a ficarem até muito tarde no escritório todos o dias, participando de atividades de lazer com os colegas. Isso pode ser prejudicial, pois manter um limite entre vida profissional e pessoal é necessário e saudável. É essencial o foco no equilíbrio".
Escritórios "pet friendly"
Permitir que os colaboradores levem seus pets ao trabalho, ao menos uma vez ao mês, é uma tendência que teve início nos Estados Unidos e acabou vindo para o Brasil. Hoje já é possível encontrar alguns escritórios no país que permitem que o funcionário leve seu cão ao trabalho.
"Apesar de algumas pesquisas apontarem que ter um animal de estimação no ambiente de trabalho alivia o estresse e melhora a produtividade, também é preciso cautela, afinal, não há quem resista a um cãozinho fazendo graça e pedindo carinho, por isso o pet pode acabar distraindo os colaboradores, ou até mesmo incomodar pessoas que têm fobia de animais. Avaliar todo o contexto é essencial", explica.
Autora: Susanne Andrade
Em um mundo onde a tecnologia abriu canais públicos de comunicação e conexão, os recursos humanos enfrentam um novo desafio. As pessoas procuram locais de trabalho mais humanizados, onde a abertura é o padrão para a comunicação, a voz do colaborador é ouvida e os integrantes de cada equipe se sentem especiais, significativos e conectados.
Home-office, mesa de bilhar, happy hours, levar o pet para o trabalho, reuniões de feedback e folga no dia do aniversário são alguns benefícios que chamam a atenção para quem está procurando um ambiente de trabalho mais humanizado.
"Embora concentrar-se nos aspectos humanos seja fundamental para que os colaboradores se sintam valorizados, as empresas precisam tomar cuidado para não pecar pela humanização por si só, perdendo o foco do resultado, que pode fazer com que a produtividade dos colaboradores caia, ou colocar em risco o limite entre o que é vida profissional e o que é vida pessoal. Esses dois aspectos devem ser integrados, mas não misturados. Assim, a humanização deixa de ser um aspecto positivo e pode causar problemas para a empresa e para os funcionários", explica a especialista em desenvolvimento humano Susanne Andrade, autora do best-seller "O Segredo do Sucesso é Ser Humano".
Confira alguns cuidados importantes na hora de humanizar a empresa:
Trabalho x integração da equipe
Algumas empresas costumam organizar "happy hours" após o expediente para promover a troca de ideias, descontrair, ou até mesmo estreitar os laços entre os colegas de trabalho. "Apesar de ser uma ótima ideia, essa é uma questão à qual o empregador deve se atentar, pois como se sabe, não são todas as pessoas que sabem separar momentos de descontração e trabalho", comenta a especialista.
Existem casos em que funcionários encerram o expediente mais cedo para começar a organizar o "happy hour", por exemplo, ou de pessoas que se excedem no entusiasmo ou na bebida. "Deve haver um cuidado para que a confraternização não atrapalhe as atividades da empresa, e não ultrapasse o limite do tolerável em um ambiente corporativo", comenta Susanne.
Feedback da forma adequada
Embora dar feedback seja indispensável, algumas empresas ainda hoje pecam nesse quesito. "Muitas companhias ainda utilizam o feedback como sinônimo de avaliação de desempenho, como termômetro para categorizar os funcionários entre 'promovido' e 'não promovido'. Essa visão é ultrapassada e um grande equívoco, pois o feedback vai muito além disso. Ele é uma importante ferramenta para manter a equipe motivada e promove o desenvolvimento de habilidades, além dos ajustes necessários na performance".
Para a especialista, o feedback deve ser praticado sempre que possível. "Ele ajuda nas relações humanas, tanto pelo reconhecimento quanto pelo redirecionamento de comportamento e quanto mais utilizado, mais motivados ficam os profissionais", explica ela.
Política de home office
As vantagens do home office são inegáveis e, por isso, cada vez mais profissionais têm procurado vagas que oferecem esse benefício ao menos uma vez na semana. "São diversos motivos que podem levar alguém a procurar funções que permitem trabalhar de casa uma ou mais vezes na semana: pais que acabaram de ter bebês, profissionais que moram distante da empresa e querem evitar trânsito, economia com combustível, flexibilidade no horário de almoço, não ter que se preocupar todos os dias com o visual, entre outras razões".
Mas, infelizmente, nem todo profissional é produtivo atuando no ambiente doméstico. "Dar aquela olhada no que está passando na TV ou ter um desejo incontrolável de tirar uma soneca pós almoço, sem disciplina para suas entregas, são algumas das armadilhas para o profissional que atua em home office", elenca Susanne.
Por isso, esse recurso tão desejado pelos colaboradores muitas vezes não funciona para todos. "É preciso avaliar muito bem o perfil daquele profissional, seu nível de comprometimento, e também se as funções que exerce são compatíveis com o trabalho de casa. Caso contrário, pode ser um 'tiro no pé'", diz a especialista.
Vida profissional x vida pessoal
Hoje é muito comum encontrar empresas que proporcionam espaços de lazer dentro da própria empresa, como mesas de pebolim ou bilhar, e até mesmo vídeo game, para que seus funcionários possam "desestressar" no horário do almoço ou após o expediente.
"Apesar de ser um meio de promover a integração, deve-se tomar cuidado com esse diferencial, pois é preciso ver até que ponto irá humanizar a empresa, para acabar não virando bagunça. Além disso, esse tipo de iniciativa pode incentivar os colaboradores a ficarem até muito tarde no escritório todos o dias, participando de atividades de lazer com os colegas. Isso pode ser prejudicial, pois manter um limite entre vida profissional e pessoal é necessário e saudável. É essencial o foco no equilíbrio".
Escritórios "pet friendly"
Permitir que os colaboradores levem seus pets ao trabalho, ao menos uma vez ao mês, é uma tendência que teve início nos Estados Unidos e acabou vindo para o Brasil. Hoje já é possível encontrar alguns escritórios no país que permitem que o funcionário leve seu cão ao trabalho.
"Apesar de algumas pesquisas apontarem que ter um animal de estimação no ambiente de trabalho alivia o estresse e melhora a produtividade, também é preciso cautela, afinal, não há quem resista a um cãozinho fazendo graça e pedindo carinho, por isso o pet pode acabar distraindo os colaboradores, ou até mesmo incomodar pessoas que têm fobia de animais. Avaliar todo o contexto é essencial", explica.
Autora: Susanne Andrade
Focus It News

With the end of SAP ECC support approaching, many companies are asking:
“What really changes when migrating to SAP S/4HANA?”
More than just a technical upgrade, SAP S/4HANA represents a new operational model, delivering gains in performance, intelligence, and agility across the entire business operation.
In this article, we clearly explain the main differences between ECC and S/4HANA, and show why migrating now is a strategic decision for the future of your company.

Com o fim do suporte ao SAP ECC se aproximando, muitas empresas estão se perguntando:
“O que muda realmente ao migrar para o SAP S/4HANA?”
Mais do que uma atualização técnica, o SAP S/4HANA representa um novo modelo operacional, com ganhos de performance, inteligência e agilidade em toda a operação empresarial.
Neste artigo, vamos explicar de forma clara as principais diferenças entre o ECC e o S/4HANA, e mostrar por que migrar agora é uma decisão estratégica para o futuro da sua empresa.

Haver & Boecker Latinoamericana, a German giant with over a century of history and global operations on six continents, is an example of innovation and adaptation to the modern market. With more than 50 subsidiaries and an extensive network of representatives around the world, the search for operational and fiscal efficiency is relentless. Strategic partnership Our journey with Haver & Boecker was solidified when they chose us as their main IT partner. Focus IT embraced the challenge of providing support and sustaining the company's critical processes, using the powerful SAP ECC AMS to optimize its operations. Innovative projects Several projects were carried out to increase productivity, from decision-making tools to the financial consolidator for automating launches. Not to mention automatic commission management and integration with partner solutions. SAP ECC ROLLOUTs marked a new era in the opening of new branches and organizational restructuring, all conducted by our highly specialized team. State-of-the-art tools We invested in the best solutions to meet Haver & Boecker's needs. The implementation of e-PROCUREMENT Z7F4, the SMART FISCAL tax suite and the BALANCE FIT invoice INBOUND solution are testimony to our commitment to excellence. Integration and Expansion The project that makes our partnership stand out is the integration of processes in different SAP environments, uniting headquarters operations with subsidiaries in strategic locations such as Brazil, Canada and Germany. The result? Unprecedented operational synergy and a business model strengthened to face global challenges. Focus IT is proud to be at Haver & Boecker's side in this successful journey, reaffirming our commitment to innovation and operational excellence. Explore how partnering with Focus IT can take your company to new heights of efficiency and productivity. Contact us and transform your business.

A Haver & Boecker Latinoamericana, gigante alemã com mais de um século de história e atuação global em seis continentes, é um exemplo de inovação e adaptação ao mercado moderno. Com mais de 50 subsidiárias e uma rede extensa de representantes pelo mundo, a busca pela eficiência operacional e fiscal é incessante. Parceria Estratégica Nossa jornada com a Haver & Boecker se solidificou quando nos escolheram como principal parceiro de TI. A Focus IT abraçou o desafio de prover suporte e sustentação dos processos críticos da empresa, utilizando o poderoso AMS do SAP ECC para otimizar suas operações. Projetos Inovadores Diversos projetos foram executados para elevar a produtividade, desde ferramentas de tomada de decisão até o consolidador financeiro para automação de lançamentos. Isso sem falar na gestão automática de comissões e na integração com soluções de parceiros. Os ROLLOUTs do SAP ECC marcaram uma nova era na abertura de novas filiais e reestruturação organizacional, todos conduzidos pela nossa equipe altamente especializada. Ferramentas de Ponta Investimos nas melhores soluções para atender às necessidades da Haver & Boecker. A implementação do e-PROCUREMENT Z7F4, do suíte fiscal SMART FISCAL e da solução de INBOUND de notas fiscais BALANCE FIT são testemunhos do nosso compromisso com a excelência. Integração e Expansão O projeto que destaca nossa parceria é a integração dos processos nos ambientes SAP distintos, unindo operações da matriz com filiais em locais estratégicos como Brasil, Canadá e Alemanha. O resultado? Uma sinergia operacional sem precedentes e um modelo de negócios fortalecido para enfrentar os desafios globais. A Focus IT se orgulha de estar ao lado da Haver & Boecker nessa trajetória de sucesso, reafirmando nosso compromisso com a inovação e a excelência operacional. Explore como a parceria com a Focus IT pode levar sua empresa a novos patamares de eficiência e produtividade. Entre em contato conosco e transforme o seu negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos é crucial. O Portal de Fornecedores Z7F4 da Focus IT redefine o relacionamento com fornecedores, alavancando produtividade e segurança operacional com uma plataforma de e-procurement integrada ao SAP ERP. O Z7F4 agiliza e centraliza as operações de compras, gestão de contratos e homologação de fornecedores, oferecendo funcionalidades que transformam a maneira como as empresas interagem com seus parceiros comerciais. Desde o acompanhamento automático de pedidos até a análise detalhada de cada etapa do processo de aquisição, nossa solução garante uma gestão eficiente e transparente. A implementação do Z7F4 é rápida e descomplicada, permitindo uma transição suave para um sistema que suporta decisões estratégicas e fortalece o controle sobre os processos de compras emergenciais e cotidianos. Estamos prontos para ajudá-lo a explorar as capacidades do Portal Z7F4 e adaptá-las às necessidades específicas da sua empresa. Entre em contato conosco para uma demonstração detalhada e descubra como a Focus IT pode impulsionar sua gestão de fornecedores rumo a uma eficiência sem precedentes. #PortalDeFornecedores #Z7F4 #FocusIT #SAP #EficiênciaOperacional #GestãoDeSuprimentos #InovaçãoTecnológica

In an increasingly competitive market, efficiency in supply chain management is key. Focus IT's Z7F4 Supplier Portal redefines the relationship with suppliers, leveraging unprecedented productivity and operational security with an e-procurement solution integrated with SAP ERP. Z7F4 streamlines and centralizes purchasing operations, contract management, and supplier qualification, offering features that transform how companies interact with their business partners. From automated follow-ups on orders to detailed analysis at every stage of the acquisition process, our solution ensures efficient and transparent management. The implementation of Z7F4 is swift and straightforward, allowing for a smooth transition to a system that supports strategic decisions and strengthens control over both emergency and routine purchasing processes. We are ready to assist you in exploring the capabilities of the Z7F4 Portal and tailoring them to your company's specific needs. Contact us for a detailed demonstration and discover how Focus IT can propel your supplier management towards unprecedented efficiency. #SupplierPortal #Z7F4 #FocusIT #SAP #OperationalEfficiency #SupplyChainManagement #TechnologicalInnovation

In today's business landscape, characterized by rapid evolution and digital transformation, integration across various business areas has become more crucial than ever. The need for agility and efficiency has led many organizations to embrace low-code platforms to simplify and expedite this process. At Focus IT, we understand the transformative potential of low-code and are at the forefront of its implementation to create robust integrated systems. What Is Low-Code? Low-code is a software development approach that requires little to no coding to build applications and processes. It uses drag-and-drop visual interfaces with model-driven logic through a graphical user interface for users to intuitively and quickly create applications, circumventing the need for in-depth programming knowledge. Benefits of Low-Code for Integration: Agility: Low-code enables businesses to develop and deploy solutions swiftly, effectively responding to market changes and internal needs. Enhanced Collaboration: By democratizing development, low-code encourages collaboration between IT and other business areas, resulting in solutions more aligned with the company's goals. Cost Reduction: It reduces the reliance on specialized development resources, thereby decreasing the costs of development and maintenance. Flexibility: Low-code solutions are highly configurable and can be quickly adapted to changes in business processes. Low-Code in Action: At Focus IT, we leverage low-code platforms to integrate CRM, ERP, and other back-office tools, providing a unified view that optimizes business performance. A recent example was our customized solution for a client in the financial sector, which allowed seamless integration between customer service and back-end operations, leading to an enhanced user experience and more efficient data management. Conclusion: Utilizing low-code platforms for integration between business areas is more than a trend; it's a smart strategy for companies looking to innovate and maintain competitiveness. At Focus IT, we are ready to help you explore how low-code can transform your company's system integration. Contact us to discover the full potential of low-code for your organization.

No ambiente de negócios atual, marcado por uma rápida evolução e transformação digital, a integração entre diferentes áreas de uma empresa tornou-se mais crucial do que nunca. A necessidade de agilidade e eficiência tem levado muitas organizações a adotar plataformas de low-code para simplificar e acelerar este processo. Na Focus IT, entendemos o potencial transformador do low-code e estamos na vanguarda de sua implementação para criar sistemas integrados robustos. O Que É Low-Code? Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que exige pouco a nenhum código para construir aplicações e processos. Ele utiliza interfaces visuais de arrastar e soltar com componentes de modelo para que os usuários criem aplicações de forma intuitiva e rápida, sem a necessidade de conhecimentos profundos de programação. Benefícios do Low-Code para Integração: Agilidade: Low-code permite que as empresas desenvolvam e implantem soluções rapidamente, respondendo de forma eficaz às mudanças do mercado e às necessidades internas. Colaboração Melhorada: Ao democratizar o desenvolvimento, o low-code incentiva a colaboração entre TI e outras áreas de negócio, resultando em soluções mais alinhadas com os objetivos da empresa. Redução de Custos: Diminui a dependência de recursos de desenvolvimento especializados, reduzindo assim os custos de desenvolvimento e manutenção. Flexibilidade: As soluções de low-code são altamente configuráveis e podem ser adaptadas rapidamente às mudanças nos processos empresariais. Low-Code na Prática: Na Focus IT, utilizamos plataformas de low-code para integrar sistemas de CRM, ERP e outras ferramentas de back-office, proporcionando uma visão unificada que otimiza o desempenho empresarial. Um exemplo recente foi a nossa solução personalizada para um cliente do setor financeiro, que permitiu uma integração fluida entre o atendimento ao cliente e as operações de back-end, resultando em uma experiência do usuário melhorada e uma gestão de dados mais eficiente. Conclusão: A utilização de plataformas de low-code para integração entre as áreas de negócio é mais do que uma tendência; é uma estratégia inteligente para empresas que buscam inovar e manter a competitividade. Na Focus IT, estamos prontos para ajudá-lo a explorar como o low-code pode transformar a integração de sistemas na sua empresa. Entre em contato conosco e descubra o potencial completo do low-code para a sua organização.