10 previsões globais para o marketing digital em 2019
March 18, 2019
Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/advertising-channels/novas-tecnologias/10-previsoes-globais-para-o-marketing-digital-em-2019/
Experiências mobile, vídeos online, transformações digitais, parcerias, chatbots e omnichannel são apenas alguns dos tópicos que serão tendência em 2019. Que outras disrupções vão impactar as estratégias de marketing digital este ano? Confira as previsões de experts de vários países e veja como elas podem influenciar as suas estratégias.
1. Multicanal vai virar omnichannel
Qual é a diferença entre multicanal e omnichannel? Em vez de desenvolver vários canais de marketing separados, o omnichannel é uma abordagem mais sistemática. Seu objetivo é criar um sistema de comunicação unificado. Recursos online, redes sociais e apps mobiles funcionam em conjunto, “pegando” as pessoas na hora e tornando a sua interação com as marcas mais tranquilas e contínuas.
Por exemplo, o programa de fidelidade do Starbucks usa cartões que são ligados aos perfis e contas das pessoas. Elas podem checar e carregar o cartão pelo smartphone ou computador, pelo site da loja, pelo aplicativo mobile ou diretamente na cafeteria. Quando um cliente faz seu pedido pelo app, algoritmos especiais calculam o tempo de viagem até a loja mais próxima para que a sua bebida esteja pronta assim que chegar. Você também pode escolher a trilha sonora da loja, colocando uma música para tocar na playlist do Starbucks.
2. A experiência mobile será cada vez mais importante
Os usuários esperam experiências digitais cada vez melhores e mais rápidas – e o mobile não é exceção. Se você quiser oferecer uma jornada omnichannel aos seus clientes, as plataformas devem se complementar e criar uma experiência tranquila de compra mobile através dos apps e sites. Todo mínimo detalhe pode levar à perda de um cliente: 53% das pessoas saem de sites cujos downloads demoram mais que 3 segundos.
Homepages mais rápidas geralmente levam a mais conversões, e as AMPs (Accelerated Mobile Pages) permitem criar páginas que carregam mais rápido. Você pode ver o funcionamento do seu produto mobile na ferramenta Test my Site, e aproveitar todas as vantagens do AMP nos seus planos de marketing digital para 2019.
“Além da importância da velocidade, oferecer soluções revolucionárias para melhorar experiências no site mobile também é um dos maiores desafios do próximo ano,” diz Zeynep İyigün, editor do Think with Google Turquia.
“A essa altura, os Progressive Web Apps (PWA) oferecem uma solução com tecnologia moderna para desenvolver experiências na web que funcionam tão bem quanto no app”, continua. “Em 2019, as marcas vencedoras serão aquelas que investirem em plataformas mobile para valorizar os usuários.”
3. Chatbots revolucionários
Os bots são cada vez mais usados em todo tipo de interação entre marcas e clientes em potencial. Até 2020, 85% delas serão entre usuários e robôs, segundo a consultoria Gartner.
Até agora, essa tendência não evoluiu muito para preservar os usuários: de acordo com pesquisas do instituto Statista, apenas 34% dos entrevistados preferem conversar com chatbots em vez dos canais tradicionais de comunicação, com redes de varejo online. Mas a opinião dessas pessoas pode mudar com o surgimento da nova geração de chatbots com inteligência artificial. Eles pedem informações sobre o usuário, entendem a língua falada e conduzem diálogos mais verdadeiros.
Entre eles, está o chatbot Clare.AI, que processa línguas naturalmente e é capaz de trabalhar como consultor financeiro online. Por sua vez, o igualmente sociável Morph.AI automatiza o SAC. Em um futuro próximo, esse tipo de chatbot vai mudar completamente a percepção popular sobre a comunicação entre empresas e clientes.
4. Vídeos online vão dominar as telas de TV
Em 2019, pela primeira vez, as pessoas vão passar mais tempo online em frente às telas de TV1. Até 2020, a média mundial de tempo gasto assistindo a vídeos onlinena tela grande vai chegar a 84 minutos2.
Mas, se o mercado de publicidade de televisão começa a estagnar, todo o orçamento global de produção para publicidade de vídeos online vai crescer 17% em 2019 em relação ao ano anterior. De acordo com o Yahoo, as transmissões ao vivo vão dominar todas as outras tendências de vídeo online, em termos de crescimento anual3.
Vários formatos (reportagens, vlogs, entrevistas, debates) facilitam a adaptação desse tipo de conteúdo para quase qualquer público. A falta de tratamento e montagem diminuem a distância entre as marcas e os usuários, e, o mais importante, suprem o desejo das pessoas por precisão e autenticidade.
5. O boom dos serviços de voz
De acordo com o NPD Group, até o fim de 2019, as vendas de smart speakers vão crescer 50%, e esse mercado chegará a US$ 2,7 bilhões4. Ferramentas de marketing serão integradas a serviços de voz: vamos ver muitos aplicativos de compras por voz, desde deliveries de comida a portais de notícias.
A loja de móveis e decoração H&M Home já lançou um aplicativo que funciona em conjunto com o Google Assistant. Ele dá conselhos sobre a decoração de ambientes em diversos estilos e ajuda a encontrar os produtos adequados no catálogo da empresa. Já no app da Domino’s Pizza, o assistente de voz do Google lembra o usuário do seu último pedido e pergunta se pode repeti-lo – o que ajuda a acelerar o processo.
Enquanto isso, as redes de varejo Asos e Argos lançaram serviços online para reservar produtos usando o smart speaker Google Home ou o assistente de voz do smartphone.
6. Parcerias são empurrões para crescer no varejo
Quando o varejo muda no mesmo ritmo da tecnologia e da digitalização, é essencial inovar e olhar para a próxima oportunidade de negócios. Um jeito de fazer isso é através de parcerias.
De acordo com a consultoria OC&C Strategy Consultants, o desafio dos grandes varejistas vem da rápida expansão de plataformas de varejo. Amazon, Alibaba, eBay, JD.com e Zalando têm crescido muito e balizam a percepção do consumidor do que é bom. E eles investem tanto em tecnologia (US$ 16 bilhões ao ano na Amazon, US$ 5 bilhões na Alibaba) que, até 2025, 60% do e-commerce pode vir de plataformas de varejo5.
Claro, nem todo varejista consegue investir pesado em dados ou tecnologia de personalização. Por isso, fazer parcerias ajuda a atrair os talentos, a tecnologia e os investimentos que permitem ao varejo pegar um ritmo que não conseguiria se estivesse caminhando sozinho. Assim, todas as partes ganham.
7. Personalização com marketing data-driven
Integrar estratégias de marketing data-driven traz vantagens competitivas. “Em 2019 vamos oferecer estruturas acionáveis para esse princípio, compartilhando o que chamamos de ‘modelo 5As de marketing data-driven’: audiência, assets, acesso, atribuição e automação,” diz Maite Gomez Fraile, Industry Head no Google Espanha. “Quando dominarmos esses cinco princípios, as marcas vão se equipar por meio da transformação digital, oferecendo experiências completas para os clientes.”
“Colocar (os consumidores) no núcleo das estratégias de marketing vai oferecer cada vez mais experiências personalizadas. E agora temos a tecnologia e o volume de dados para começar a tornar isso realidade.”
– Maite Gomez Fraile, Industry Head no Google Espanha
“O marketing sempre colocou o consumidor no centro de tudo que fazemos”, ela explica. “Agora que eles estão hiperconectados, hiperexigentes e hiperimpacientes, colocá-los no núcleo das estratégias de marketing vai oferecer cada vez mais experiências personalizadas. E agora temos a tecnologia e o volume de dados para começar a tornar isso realidade.”
8. Consolidação de conteúdo offline e online
“Em 2019, esperamos ver mais publicitários da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) tentando consolidar offline e online para facilitar atribuição, mensuração de visitas a lojas e compras programáticas,” diz Tahani Karrar, Content Manager do Think with Google do MENA (Oriente Médio e Norte da África). “Isso foi feito em 2018 pela Landmark Group, um dos maiores varejistas omnichannel dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita. A rede integrou os dados do cartão de lealdade Shukran ao Google Analytics para conectar anúncios onlineàs vendas offline.”
“Na região MENA, campanhas de conteúdo vão deixar de ser uma única peça para se transformar em várias edições de uma variedade de peças mais personalizadas e relevantes para cada pessoa”, explica. “Como resultado, profissionais de marketing digital vão aprofundar a colaboração com creators, influenciadores, especialistas em conteúdo e veículos de mídia para entregar conteúdo com mais qualidade”.
9. A realidade aumentada vai ser amplificada
Recentemente, a realidade aumentada (AR) em marketing digital foi usada principalmente entre marcas de beleza: L’Oreal, Punky Color e Madison Reed usaram aplicativos de AR para maquiagem virtual. Mas, segundo estimativas da Harvard Business Review, os investimentos globais para o desenvolvimento de AR vão passar de US$ 60 bilhões até 20206.
Depois que a IKEA lançou um aplicativo com AR para “encaixar” móveis em ambientes reais, em 2016, outras grandes redes de varejo têm criado opções semelhantes para compras online. Essa tecnologia permite que você “mova” produtos dos catálogos online para a realidade e entenda como esses objetos ficariam na sua casa ou escritório.
Outro exemplo é a Coca-Cola, que criou um aplicativo patrocinado para transmitir corridas da NASCAR em realidade aumentada. O “portal” virtual na tela de smartphones tinha o formato de uma lata gigante, já que a meta da marca de refrigerante era aumentar o loyalty entre fãs de automobilismo, enquanto a NASCAR tinha esperança de atrair millennials para a categoria.
10. O valor do conteúdo personalizado vai aumentar
Pesquisas mostram que o critério mais importante para 86% da audiência online é a confiabilidade das informações. Para os millennials, esse número é ainda maior. Mas em que dados eles confiam?
Em primeiro lugar, são informações vindas de outros usuários. Reviews de produtos, fotos e vídeos permitem que sua marca atinja um público amplo, ofereça alta credibilidade e aumente a lealdade dos clientes. De quebra, isso ainda sai bem mais barato do que fazer conteúdo tradicional.
Por exemplo, na véspera da Copa do Mundo na Rússia, a Copa90 Media fechou uma parceria com o Snapchat. O resultado foram atualizações diárias com conteúdo gerado pelos usuários, construídos de modo a passar ao público em geral a sensação de estar dentro do estádio. Como resultado, a Copa90 conseguiu atrair 31 milhões de usuários únicos.
1. Multicanal vai virar omnichannel
Qual é a diferença entre multicanal e omnichannel? Em vez de desenvolver vários canais de marketing separados, o omnichannel é uma abordagem mais sistemática. Seu objetivo é criar um sistema de comunicação unificado. Recursos online, redes sociais e apps mobiles funcionam em conjunto, “pegando” as pessoas na hora e tornando a sua interação com as marcas mais tranquilas e contínuas.
Por exemplo, o programa de fidelidade do Starbucks usa cartões que são ligados aos perfis e contas das pessoas. Elas podem checar e carregar o cartão pelo smartphone ou computador, pelo site da loja, pelo aplicativo mobile ou diretamente na cafeteria. Quando um cliente faz seu pedido pelo app, algoritmos especiais calculam o tempo de viagem até a loja mais próxima para que a sua bebida esteja pronta assim que chegar. Você também pode escolher a trilha sonora da loja, colocando uma música para tocar na playlist do Starbucks.
2. A experiência mobile será cada vez mais importante
Os usuários esperam experiências digitais cada vez melhores e mais rápidas – e o mobile não é exceção. Se você quiser oferecer uma jornada omnichannel aos seus clientes, as plataformas devem se complementar e criar uma experiência tranquila de compra mobile através dos apps e sites. Todo mínimo detalhe pode levar à perda de um cliente: 53% das pessoas saem de sites cujos downloads demoram mais que 3 segundos.
Homepages mais rápidas geralmente levam a mais conversões, e as AMPs (Accelerated Mobile Pages) permitem criar páginas que carregam mais rápido. Você pode ver o funcionamento do seu produto mobile na ferramenta Test my Site, e aproveitar todas as vantagens do AMP nos seus planos de marketing digital para 2019.
“Além da importância da velocidade, oferecer soluções revolucionárias para melhorar experiências no site mobile também é um dos maiores desafios do próximo ano,” diz Zeynep İyigün, editor do Think with Google Turquia.
“A essa altura, os Progressive Web Apps (PWA) oferecem uma solução com tecnologia moderna para desenvolver experiências na web que funcionam tão bem quanto no app”, continua. “Em 2019, as marcas vencedoras serão aquelas que investirem em plataformas mobile para valorizar os usuários.”
3. Chatbots revolucionários
Os bots são cada vez mais usados em todo tipo de interação entre marcas e clientes em potencial. Até 2020, 85% delas serão entre usuários e robôs, segundo a consultoria Gartner.
Até agora, essa tendência não evoluiu muito para preservar os usuários: de acordo com pesquisas do instituto Statista, apenas 34% dos entrevistados preferem conversar com chatbots em vez dos canais tradicionais de comunicação, com redes de varejo online. Mas a opinião dessas pessoas pode mudar com o surgimento da nova geração de chatbots com inteligência artificial. Eles pedem informações sobre o usuário, entendem a língua falada e conduzem diálogos mais verdadeiros.
Entre eles, está o chatbot Clare.AI, que processa línguas naturalmente e é capaz de trabalhar como consultor financeiro online. Por sua vez, o igualmente sociável Morph.AI automatiza o SAC. Em um futuro próximo, esse tipo de chatbot vai mudar completamente a percepção popular sobre a comunicação entre empresas e clientes.
4. Vídeos online vão dominar as telas de TV
Em 2019, pela primeira vez, as pessoas vão passar mais tempo online em frente às telas de TV1. Até 2020, a média mundial de tempo gasto assistindo a vídeos onlinena tela grande vai chegar a 84 minutos2.
Mas, se o mercado de publicidade de televisão começa a estagnar, todo o orçamento global de produção para publicidade de vídeos online vai crescer 17% em 2019 em relação ao ano anterior. De acordo com o Yahoo, as transmissões ao vivo vão dominar todas as outras tendências de vídeo online, em termos de crescimento anual3.
Vários formatos (reportagens, vlogs, entrevistas, debates) facilitam a adaptação desse tipo de conteúdo para quase qualquer público. A falta de tratamento e montagem diminuem a distância entre as marcas e os usuários, e, o mais importante, suprem o desejo das pessoas por precisão e autenticidade.
5. O boom dos serviços de voz
De acordo com o NPD Group, até o fim de 2019, as vendas de smart speakers vão crescer 50%, e esse mercado chegará a US$ 2,7 bilhões4. Ferramentas de marketing serão integradas a serviços de voz: vamos ver muitos aplicativos de compras por voz, desde deliveries de comida a portais de notícias.
A loja de móveis e decoração H&M Home já lançou um aplicativo que funciona em conjunto com o Google Assistant. Ele dá conselhos sobre a decoração de ambientes em diversos estilos e ajuda a encontrar os produtos adequados no catálogo da empresa. Já no app da Domino’s Pizza, o assistente de voz do Google lembra o usuário do seu último pedido e pergunta se pode repeti-lo – o que ajuda a acelerar o processo.
Enquanto isso, as redes de varejo Asos e Argos lançaram serviços online para reservar produtos usando o smart speaker Google Home ou o assistente de voz do smartphone.
6. Parcerias são empurrões para crescer no varejo
Quando o varejo muda no mesmo ritmo da tecnologia e da digitalização, é essencial inovar e olhar para a próxima oportunidade de negócios. Um jeito de fazer isso é através de parcerias.
De acordo com a consultoria OC&C Strategy Consultants, o desafio dos grandes varejistas vem da rápida expansão de plataformas de varejo. Amazon, Alibaba, eBay, JD.com e Zalando têm crescido muito e balizam a percepção do consumidor do que é bom. E eles investem tanto em tecnologia (US$ 16 bilhões ao ano na Amazon, US$ 5 bilhões na Alibaba) que, até 2025, 60% do e-commerce pode vir de plataformas de varejo5.
Claro, nem todo varejista consegue investir pesado em dados ou tecnologia de personalização. Por isso, fazer parcerias ajuda a atrair os talentos, a tecnologia e os investimentos que permitem ao varejo pegar um ritmo que não conseguiria se estivesse caminhando sozinho. Assim, todas as partes ganham.
7. Personalização com marketing data-driven
Integrar estratégias de marketing data-driven traz vantagens competitivas. “Em 2019 vamos oferecer estruturas acionáveis para esse princípio, compartilhando o que chamamos de ‘modelo 5As de marketing data-driven’: audiência, assets, acesso, atribuição e automação,” diz Maite Gomez Fraile, Industry Head no Google Espanha. “Quando dominarmos esses cinco princípios, as marcas vão se equipar por meio da transformação digital, oferecendo experiências completas para os clientes.”
“Colocar (os consumidores) no núcleo das estratégias de marketing vai oferecer cada vez mais experiências personalizadas. E agora temos a tecnologia e o volume de dados para começar a tornar isso realidade.”
– Maite Gomez Fraile, Industry Head no Google Espanha
“O marketing sempre colocou o consumidor no centro de tudo que fazemos”, ela explica. “Agora que eles estão hiperconectados, hiperexigentes e hiperimpacientes, colocá-los no núcleo das estratégias de marketing vai oferecer cada vez mais experiências personalizadas. E agora temos a tecnologia e o volume de dados para começar a tornar isso realidade.”
8. Consolidação de conteúdo offline e online
“Em 2019, esperamos ver mais publicitários da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) tentando consolidar offline e online para facilitar atribuição, mensuração de visitas a lojas e compras programáticas,” diz Tahani Karrar, Content Manager do Think with Google do MENA (Oriente Médio e Norte da África). “Isso foi feito em 2018 pela Landmark Group, um dos maiores varejistas omnichannel dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita. A rede integrou os dados do cartão de lealdade Shukran ao Google Analytics para conectar anúncios onlineàs vendas offline.”
“Na região MENA, campanhas de conteúdo vão deixar de ser uma única peça para se transformar em várias edições de uma variedade de peças mais personalizadas e relevantes para cada pessoa”, explica. “Como resultado, profissionais de marketing digital vão aprofundar a colaboração com creators, influenciadores, especialistas em conteúdo e veículos de mídia para entregar conteúdo com mais qualidade”.
9. A realidade aumentada vai ser amplificada
Recentemente, a realidade aumentada (AR) em marketing digital foi usada principalmente entre marcas de beleza: L’Oreal, Punky Color e Madison Reed usaram aplicativos de AR para maquiagem virtual. Mas, segundo estimativas da Harvard Business Review, os investimentos globais para o desenvolvimento de AR vão passar de US$ 60 bilhões até 20206.
Depois que a IKEA lançou um aplicativo com AR para “encaixar” móveis em ambientes reais, em 2016, outras grandes redes de varejo têm criado opções semelhantes para compras online. Essa tecnologia permite que você “mova” produtos dos catálogos online para a realidade e entenda como esses objetos ficariam na sua casa ou escritório.
Outro exemplo é a Coca-Cola, que criou um aplicativo patrocinado para transmitir corridas da NASCAR em realidade aumentada. O “portal” virtual na tela de smartphones tinha o formato de uma lata gigante, já que a meta da marca de refrigerante era aumentar o loyalty entre fãs de automobilismo, enquanto a NASCAR tinha esperança de atrair millennials para a categoria.
10. O valor do conteúdo personalizado vai aumentar
Pesquisas mostram que o critério mais importante para 86% da audiência online é a confiabilidade das informações. Para os millennials, esse número é ainda maior. Mas em que dados eles confiam?
Em primeiro lugar, são informações vindas de outros usuários. Reviews de produtos, fotos e vídeos permitem que sua marca atinja um público amplo, ofereça alta credibilidade e aumente a lealdade dos clientes. De quebra, isso ainda sai bem mais barato do que fazer conteúdo tradicional.
Por exemplo, na véspera da Copa do Mundo na Rússia, a Copa90 Media fechou uma parceria com o Snapchat. O resultado foram atualizações diárias com conteúdo gerado pelos usuários, construídos de modo a passar ao público em geral a sensação de estar dentro do estádio. Como resultado, a Copa90 conseguiu atrair 31 milhões de usuários únicos.
Focus It News

With the end of SAP ECC support approaching, many companies are asking:
“What really changes when migrating to SAP S/4HANA?”
More than just a technical upgrade, SAP S/4HANA represents a new operational model, delivering gains in performance, intelligence, and agility across the entire business operation.
In this article, we clearly explain the main differences between ECC and S/4HANA, and show why migrating now is a strategic decision for the future of your company.

Com o fim do suporte ao SAP ECC se aproximando, muitas empresas estão se perguntando:
“O que muda realmente ao migrar para o SAP S/4HANA?”
Mais do que uma atualização técnica, o SAP S/4HANA representa um novo modelo operacional, com ganhos de performance, inteligência e agilidade em toda a operação empresarial.
Neste artigo, vamos explicar de forma clara as principais diferenças entre o ECC e o S/4HANA, e mostrar por que migrar agora é uma decisão estratégica para o futuro da sua empresa.

Haver & Boecker Latinoamericana, a German giant with over a century of history and global operations on six continents, is an example of innovation and adaptation to the modern market. With more than 50 subsidiaries and an extensive network of representatives around the world, the search for operational and fiscal efficiency is relentless. Strategic partnership Our journey with Haver & Boecker was solidified when they chose us as their main IT partner. Focus IT embraced the challenge of providing support and sustaining the company's critical processes, using the powerful SAP ECC AMS to optimize its operations. Innovative projects Several projects were carried out to increase productivity, from decision-making tools to the financial consolidator for automating launches. Not to mention automatic commission management and integration with partner solutions. SAP ECC ROLLOUTs marked a new era in the opening of new branches and organizational restructuring, all conducted by our highly specialized team. State-of-the-art tools We invested in the best solutions to meet Haver & Boecker's needs. The implementation of e-PROCUREMENT Z7F4, the SMART FISCAL tax suite and the BALANCE FIT invoice INBOUND solution are testimony to our commitment to excellence. Integration and Expansion The project that makes our partnership stand out is the integration of processes in different SAP environments, uniting headquarters operations with subsidiaries in strategic locations such as Brazil, Canada and Germany. The result? Unprecedented operational synergy and a business model strengthened to face global challenges. Focus IT is proud to be at Haver & Boecker's side in this successful journey, reaffirming our commitment to innovation and operational excellence. Explore how partnering with Focus IT can take your company to new heights of efficiency and productivity. Contact us and transform your business.

A Haver & Boecker Latinoamericana, gigante alemã com mais de um século de história e atuação global em seis continentes, é um exemplo de inovação e adaptação ao mercado moderno. Com mais de 50 subsidiárias e uma rede extensa de representantes pelo mundo, a busca pela eficiência operacional e fiscal é incessante. Parceria Estratégica Nossa jornada com a Haver & Boecker se solidificou quando nos escolheram como principal parceiro de TI. A Focus IT abraçou o desafio de prover suporte e sustentação dos processos críticos da empresa, utilizando o poderoso AMS do SAP ECC para otimizar suas operações. Projetos Inovadores Diversos projetos foram executados para elevar a produtividade, desde ferramentas de tomada de decisão até o consolidador financeiro para automação de lançamentos. Isso sem falar na gestão automática de comissões e na integração com soluções de parceiros. Os ROLLOUTs do SAP ECC marcaram uma nova era na abertura de novas filiais e reestruturação organizacional, todos conduzidos pela nossa equipe altamente especializada. Ferramentas de Ponta Investimos nas melhores soluções para atender às necessidades da Haver & Boecker. A implementação do e-PROCUREMENT Z7F4, do suíte fiscal SMART FISCAL e da solução de INBOUND de notas fiscais BALANCE FIT são testemunhos do nosso compromisso com a excelência. Integração e Expansão O projeto que destaca nossa parceria é a integração dos processos nos ambientes SAP distintos, unindo operações da matriz com filiais em locais estratégicos como Brasil, Canadá e Alemanha. O resultado? Uma sinergia operacional sem precedentes e um modelo de negócios fortalecido para enfrentar os desafios globais. A Focus IT se orgulha de estar ao lado da Haver & Boecker nessa trajetória de sucesso, reafirmando nosso compromisso com a inovação e a excelência operacional. Explore como a parceria com a Focus IT pode levar sua empresa a novos patamares de eficiência e produtividade. Entre em contato conosco e transforme o seu negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos é crucial. O Portal de Fornecedores Z7F4 da Focus IT redefine o relacionamento com fornecedores, alavancando produtividade e segurança operacional com uma plataforma de e-procurement integrada ao SAP ERP. O Z7F4 agiliza e centraliza as operações de compras, gestão de contratos e homologação de fornecedores, oferecendo funcionalidades que transformam a maneira como as empresas interagem com seus parceiros comerciais. Desde o acompanhamento automático de pedidos até a análise detalhada de cada etapa do processo de aquisição, nossa solução garante uma gestão eficiente e transparente. A implementação do Z7F4 é rápida e descomplicada, permitindo uma transição suave para um sistema que suporta decisões estratégicas e fortalece o controle sobre os processos de compras emergenciais e cotidianos. Estamos prontos para ajudá-lo a explorar as capacidades do Portal Z7F4 e adaptá-las às necessidades específicas da sua empresa. Entre em contato conosco para uma demonstração detalhada e descubra como a Focus IT pode impulsionar sua gestão de fornecedores rumo a uma eficiência sem precedentes. #PortalDeFornecedores #Z7F4 #FocusIT #SAP #EficiênciaOperacional #GestãoDeSuprimentos #InovaçãoTecnológica

In an increasingly competitive market, efficiency in supply chain management is key. Focus IT's Z7F4 Supplier Portal redefines the relationship with suppliers, leveraging unprecedented productivity and operational security with an e-procurement solution integrated with SAP ERP. Z7F4 streamlines and centralizes purchasing operations, contract management, and supplier qualification, offering features that transform how companies interact with their business partners. From automated follow-ups on orders to detailed analysis at every stage of the acquisition process, our solution ensures efficient and transparent management. The implementation of Z7F4 is swift and straightforward, allowing for a smooth transition to a system that supports strategic decisions and strengthens control over both emergency and routine purchasing processes. We are ready to assist you in exploring the capabilities of the Z7F4 Portal and tailoring them to your company's specific needs. Contact us for a detailed demonstration and discover how Focus IT can propel your supplier management towards unprecedented efficiency. #SupplierPortal #Z7F4 #FocusIT #SAP #OperationalEfficiency #SupplyChainManagement #TechnologicalInnovation

In today's business landscape, characterized by rapid evolution and digital transformation, integration across various business areas has become more crucial than ever. The need for agility and efficiency has led many organizations to embrace low-code platforms to simplify and expedite this process. At Focus IT, we understand the transformative potential of low-code and are at the forefront of its implementation to create robust integrated systems. What Is Low-Code? Low-code is a software development approach that requires little to no coding to build applications and processes. It uses drag-and-drop visual interfaces with model-driven logic through a graphical user interface for users to intuitively and quickly create applications, circumventing the need for in-depth programming knowledge. Benefits of Low-Code for Integration: Agility: Low-code enables businesses to develop and deploy solutions swiftly, effectively responding to market changes and internal needs. Enhanced Collaboration: By democratizing development, low-code encourages collaboration between IT and other business areas, resulting in solutions more aligned with the company's goals. Cost Reduction: It reduces the reliance on specialized development resources, thereby decreasing the costs of development and maintenance. Flexibility: Low-code solutions are highly configurable and can be quickly adapted to changes in business processes. Low-Code in Action: At Focus IT, we leverage low-code platforms to integrate CRM, ERP, and other back-office tools, providing a unified view that optimizes business performance. A recent example was our customized solution for a client in the financial sector, which allowed seamless integration between customer service and back-end operations, leading to an enhanced user experience and more efficient data management. Conclusion: Utilizing low-code platforms for integration between business areas is more than a trend; it's a smart strategy for companies looking to innovate and maintain competitiveness. At Focus IT, we are ready to help you explore how low-code can transform your company's system integration. Contact us to discover the full potential of low-code for your organization.

No ambiente de negócios atual, marcado por uma rápida evolução e transformação digital, a integração entre diferentes áreas de uma empresa tornou-se mais crucial do que nunca. A necessidade de agilidade e eficiência tem levado muitas organizações a adotar plataformas de low-code para simplificar e acelerar este processo. Na Focus IT, entendemos o potencial transformador do low-code e estamos na vanguarda de sua implementação para criar sistemas integrados robustos. O Que É Low-Code? Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que exige pouco a nenhum código para construir aplicações e processos. Ele utiliza interfaces visuais de arrastar e soltar com componentes de modelo para que os usuários criem aplicações de forma intuitiva e rápida, sem a necessidade de conhecimentos profundos de programação. Benefícios do Low-Code para Integração: Agilidade: Low-code permite que as empresas desenvolvam e implantem soluções rapidamente, respondendo de forma eficaz às mudanças do mercado e às necessidades internas. Colaboração Melhorada: Ao democratizar o desenvolvimento, o low-code incentiva a colaboração entre TI e outras áreas de negócio, resultando em soluções mais alinhadas com os objetivos da empresa. Redução de Custos: Diminui a dependência de recursos de desenvolvimento especializados, reduzindo assim os custos de desenvolvimento e manutenção. Flexibilidade: As soluções de low-code são altamente configuráveis e podem ser adaptadas rapidamente às mudanças nos processos empresariais. Low-Code na Prática: Na Focus IT, utilizamos plataformas de low-code para integrar sistemas de CRM, ERP e outras ferramentas de back-office, proporcionando uma visão unificada que otimiza o desempenho empresarial. Um exemplo recente foi a nossa solução personalizada para um cliente do setor financeiro, que permitiu uma integração fluida entre o atendimento ao cliente e as operações de back-end, resultando em uma experiência do usuário melhorada e uma gestão de dados mais eficiente. Conclusão: A utilização de plataformas de low-code para integração entre as áreas de negócio é mais do que uma tendência; é uma estratégia inteligente para empresas que buscam inovar e manter a competitividade. Na Focus IT, estamos prontos para ajudá-lo a explorar como o low-code pode transformar a integração de sistemas na sua empresa. Entre em contato conosco e descubra o potencial completo do low-code para a sua organização.